sexta-feira, 2 de junho de 2017

SEMAS e SEMED discute ações para o "Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil" em Chapadinha

SHARE
Por: Valdivan Alves

Na manha desta sexta-feira (02/06), ocorreu na sala de reunião da Secretaria Municipal de Educação – SEMED – uma reunião com os supervisores e técnicos da rede municipal de ensino, com a presença da Secretária Municipal de Educação Vandrian Lima, oportunidade em que estiveram presentes a secretária Adjunta da SEMAS Wegila Viana, e a coordenadora do PET a psicóloga Ananda Letícia, em busca de parcerias para as ações do dia 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.

O objetivo do encontro foi discutir estratégias para a realização da manifestação no dia dia D em combate ao trabalho infantil no município de Chapadinha, que é uma responsabilidade de todos os seguimentos da sociedade. O principal objetivo da data é alertar a comunidade em geral e os diferentes núcleos do governo sobre a realidade do trabalho infantil, uma prática que se mantém corriqueira em diversas regiões do Brasil e do mundo.
Coord.. de Formação Tec.  Pedagógica Professora Josilene Aguiar, Sec. Adj. Wegila Viana, a psicóloga Ananda Letícia,Secretária de Educação Vandrian Lima e a  Superintendente de Gestão  estratégica da Educação Básica professora Jesus Lima
A Secretária Adjunta de Assistência Social, wegila Viana, realizou um breve relato do que está previsto para ser executado nas ações durante a semana que antecipa o dia 12 de junho, e reafirmou a importância daquele momento, fundamental para o alcance das metas e, como consequência, o aprimoramento das Políticas Públicas. Desejou sucesso e que todos pudessem contribuir de forma participativa e democrática.

Entre as ações da SEMAS, previstas para este ano estão a continuidade das campanhas de Erradicação do Trabalho Infantil, Combate à Violência Contra a Mulher, Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, entre outras ações voltadas para a melhoria de qualidade de vida dos nossos munícipes.

Esta data foi criada por iniciativa da Organização Internacional do Trabalho, uma agência vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), em 2002.

Centenas de milhões de crianças estão nesse exato momento trabalhando, e não estão usufruindo de seus direitos à educação, saúde e lazer. No Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil se relembra que esses direitos estão sendo negligenciados em muitos países.

A principal arma contra o trabalho infantil é a intensa sensibilização civil contra a exploração das crianças e adolescentes, que constitui uma grave violação aos direitos humanos fundamentais.

No Brasil, por exemplo, diversas campanhas e programas que visam erradicar o trabalho infantil são divulgados nesta data, seja através do Ministério do Trabalho ou de outros órgãos da sociedade civil.

De acordo com dados da UNICEF, estima-se que aproximadamente 168 milhões de crianças sejam vítimas de trabalho infantil em todo o mundo. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, cerca de 20 em cada 100 crianças começam a trabalhar a partir dos 15 anos.

SHARE

EDITOR: verified_user

Este espaço tem como objetivo de divulgar os fatos, com seriedade e comprometido com a verdade.

0 comentários: